Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça Chiquinha Gonzaga, pioneira na luta pela liberdade

Compositora e maestrina carioca é o Ídolo Nacional lembrado neste

O Rádio Memória deste domingo, das 7h às 8h da manhã, lembra de Chiquinha Gonzaga, compositora e maestrina carioca, que "enfrentou a opressora sociedade patriarcal e criou uma profissão inédita para a mulher, causando escândalo em seu tempo", como conta sua biografia em seu site oficial.

 

Ouça a Rádio Nacional, ao vivo, clicando no player abaixo.

 

 

Ainda de acordo com a página oficial de Chiquinha Gonzaga, "Francisca Edwiges Neves Gonzaga nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de outubro de 1847, da união de José Basileu Neves Gonzaga, militar de ilustre linhagem no Império, com a forra Rosa, filha de escrava. A menina cresceu e se educou num período de grandes transformações na vida da cidade. Além de escrever, ler e fazer cálculos, estudar o catecismo, e outras prendas femininas, a jovem sinhazinha aprendeu a tocar piano...".

 

Chiquinha foi a primeira mulher a se tornar música profissional em sua época. Tocar piano foi o afazer que lhe restou para ganhar a vida, depois de resolver se separar do marido, aos 18 anos de idade.

 

Essa e outras histórias serão contadas por Gerdal dos Santos, no quadro Ídolo Nacional do programa Rádio Memória, neste domingo.

 

O programa Rádio Memória é transmitido aos domingos, das 7h às 8h da manhã, com apresentação de Gerdal dos Santos.



Criado em 21/08/2015 - 20:02 e atualizado em 21/08/2015 - 19:36

Mais do programa