Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça a terceira reportagem sobre o Carnaval carioca de 1949

Cisão entre escolas de samba resultou em dois desfiles em 1949

Alguns setores das classes trabalhadoras ligadas ao samba já vivenciavam, em 1949, uma aproximação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) com a União Geral das Escolas de Samba, afinidade que levou seus opositores a apelidarem a entidade carnavalesca de União das Escolas de Samba Soviéticas. Esse fator foi determinante para o poder público criar a Federação Brasileira de Escolas de Samba em 1947 e, no ano seguinte, sob a administração do prefeito Ângelo Mendes de Moraes (1947 – 1951), limitar a distribuição de verbas apenas para as escolas filiadas à nova associação.

 

Saiba mais no player acima.

 

Em 1948, a comissão julgadora dos desfiles das escolas de samba, indicada pela prefeitura, contou com a participação de Irênio Delgado, amplamente conhecido por sua simpatia a Império Serrano, que viria a ser consagrada campeã daquele carnaval, apenas um ano após sua fundação. Tal fato fez com que algumas escolas filiadas à Federação retornassem à União no ano seguinte, gerando uma cisão que desembocaria na existência de dois desfiles em 1949.



Ouça a primeira reportagem sobre o Carnaval carioca de 1949

Ouça a segunda reportagem sobre o carnaval de 1949

Criado em 22/02/2017 - 17:35 e atualizado em 22/02/2017 - 15:12

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa