Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudos com minerais magnéticos trazem novas pistas sobre o passado da Terra

Rádio Sociedade

No AR em 14/04/2025 - 10:17

Esta edição do programa Ciência no Rádio, parceria entre o Observatório Nacional e a Rádio MEC, fala sobre uma pesquisa que explora o magnetismo oculto em cavernas para entender melhor as mudanças no campo magnético da Terra.

O entrevistado é o Dr. Plínio Francisco Jaqueto, pesquisador em Geofísica do ON. Plínio possui graduação em Geofísica, mestrado e doutorado em Geofísica pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em magnetismo de rochas, sistema cársticos, registros em espeleotemas e em rochas sedimentares.

O pesquisador atua principalmente com a evolução do campo magnético da Terra para os últimos milhares de anos, e utiliza técnicas microscópicas e estatísticas para estudos de magnetismo ambiental, magnetismo de rochas e registros paleoclimáticos do quaternário.

Clique no player acima e acompanhe a conversa.

Criado em 14/04/2025 - 11:33

Mais do programa