Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pró-reitora da UFAM explica sobre a importância dos projetos científicos para o Alto Solimões

Ouça a entrevista com Selma Baçal

Recados

No AR em 23/06/2021 - 08:33

A pró-reitora da Universidade Federal do Amazonas(UFAM), Selma Baçal, fala da importância de projetos de pesquisa no Amazonas e os benefícios dessas pesquisas para a região do Alto Solimões.

Selma também explica sobre a importância da ciência e pesquisa no Amazonas. Também aborda como esses projetos beneficiam a região, que é um universo promissor para a investigação e para a ampliação da ciência. "Temos uma diversidade inexplorada, nós que somos da região é que devemos nos apropriar dos mecanismos que a ciência oferece pra explorar essa diversidade a partir da realidade do homem amazonido. Com essa missão que a UFAM trabalha fazendo pesquisa, desenvolvendo ciência".

A pró-reitora também relata que um dos grandes desafios para a iniciação da pesquisas científicas é justamente fazer chegar o fomento de incentivo para que os jovens pesquisadores despertem o desejo pelos projetos de pesquisa. Há um trabalho grande em busca de recursos para apoiar a iniciação científica, assim como os projetos de mestrado e doutorado.

Ela explica o que é a iniciação científica e ressalta que os alunos da UFAM já fazem pesquisa há muito tempo: desde 1984, quando a instituição participou, com mais duas universidades escolhidas, do Programa Nacional de Iniciação Cientifica. Foi ai que nasceu o projeto-piloto Fazendo Experiência.

Selma fala sobre as bolsas da iniciação científica, que têm o valor de R$ 400. Pra finalizar, ela fala da importância do rádio e do quadro Rádio Ciência, que está dentro da programação da Rádio Nacional do Alto Solimões.

Ouça a entrevista no player acima.

Criado em 23/06/2021 - 08:33

Mais do programa