Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Diretor do Instituto de Natureza e Cultura da UFAM fala das mutações genéticas em Tambaquis

O professor e doutor José de Ribamar da Silva Nunes fala sobre as pesquisas e seus resultados

Recados

No AR em 26/07/2021 - 15:10

O professor e diretor do instituto de natureza e cultura da UFAM de Benjamin Constant, doutor José de Ribamar da Silva Nunes fala sobre as mutações genéticas em peixes Tambaquis.

Ribamar explica que o objetivo da pesquisa é entender as mutações associadas as adaptações climáticas, onde como um peixe da região norte se adaptaria na região sul ou sudeste e também a pesquisa nos peixes que já sofreram algum tipo de mutação e não produzem mais espinha.

Ele explica que os resultados obtidos nessa pesquisa, foi possível detectar mais de oitenta mil mutações no tambaqui e que foi associada a adaptação desse peixe a temperatura e as mutações nos peixes que nascem sem espinhas.

E uma pesquisa que pode ser utilizada como um programa de melhoramento genético criando uma linhagem de peixes sem espinha, mas também para estudar a estrutura óssea e as ciências medicas.

Ele ressalta sobre o reconhecimento que a pesquisa trouxe para região e para a universidade federal do amazonas(UFAM) e ressalta que a tese do seu doutorado que foi realizada em São Paulo, foi premiada como a melhor tese do Brasil, onde houve o reconhecimento máximo a nível regional, nacional e internacional.

O Rádio Ciência é um quadro do Recados, que vai ao de segunda a sexta-feira, às 15h10, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Criado em 26/07/2021 - 14:46

Mais do programa