O professor e diretor do instituto de natureza e cultura da UFAM de Benjamin Constant, doutor José de Ribamar da Silva Nunes fala sobre as mutações genéticas em peixes Tambaquis.
Ribamar explica que o objetivo da pesquisa é entender as mutações associadas as adaptações climáticas, onde como um peixe da região norte se adaptaria na região sul ou sudeste e também a pesquisa nos peixes que já sofreram algum tipo de mutação e não produzem mais espinha.
Ele explica que os resultados obtidos nessa pesquisa, foi possível detectar mais de oitenta mil mutações no tambaqui e que foi associada a adaptação desse peixe a temperatura e as mutações nos peixes que nascem sem espinhas.
E uma pesquisa que pode ser utilizada como um programa de melhoramento genético criando uma linhagem de peixes sem espinha, mas também para estudar a estrutura óssea e as ciências medicas.
Ele ressalta sobre o reconhecimento que a pesquisa trouxe para região e para a universidade federal do amazonas(UFAM) e ressalta que a tese do seu doutorado que foi realizada em São Paulo, foi premiada como a melhor tese do Brasil, onde houve o reconhecimento máximo a nível regional, nacional e internacional.
O Rádio Ciência é um quadro do Recados, que vai ao de segunda a sexta-feira, às 15h10, na Rádio Nacional do Alto Solimões.
Ouça a entrevista completa no player acima.