Ademar Neto Silva Graça, veterinário, participou do programa Recados e falou sobre os tipos de coceiras que acometem os cachorros.
Ele explica que a coceira mais comum é a dermatite atópica que é uma doença inflamatória na qual a pele se torna sensível aos estímulos variados do ambiente como, ácaro e poeira.
Ademar fala que a sarna tem algumas características como a coceira intensa, pele avermelhada, bolhas, crostas e queda de pelo. Ele também ressalta que a troca de alimento do animal precisa ser feita gradativamente para evitar algum tipo de reação alérgica.
Neto ressalta que a prevenção é a melhor arma para as coceiras e que a partir do momento que o animal está coçando intensamente é preciso leva-lo imediatamente para o veterinário, para evitar as feridas na pele do animal. Ele fala também que o banho promove o alivio momentâneo da coceira intensa, mas o pelo úmido cria um ambiente favorável para que os ácaros e fungos se prolifere cada vez mais.
Por fim o veterinário informa que a sarna sacortica que é a escabiose, pode ser transmitida para os humanos, que é preciso ter cuidado com a manipulação do animal para evitar o contagio.
Confira a entrevista completa no player acima.