Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programa Recados reúne depoimentos sobre o Festival da Cultura e Música Indígena do Eware

Nona edição do evento reuniu indígenas e padres para discutir sobre ecologia e os riscos que as comunidades enfrentam.

Recados

No AR em 11/07/2022 - 12:41

O Festival da Cultura e Música Indígena do Eware (FIE) terminou neste sábado (9) após cinco dias de debates, eventos e apresentações musicais organizadas em volta do tema: "O Grito pela Ecologia".

O programa Recados acompanhou o evento e reuniu uma série de depoimentos de participantes do evento. Ouça alguns deles:

festival eware

A responsável pelo bairro de Francisco da comunidade indígena de Belém do Solimões, Adelina Fidelis, explica que a apresentação cultural do seu grupo trouxe para a árena a simbologia de vários pássaros da região do Alto Solimões. A equipe foi contemplada com o terceiro lugar na disputa musical.


 

Representante umariaçu

Já o representante da comunidade de Umariaçu 1 de Tabatinga conquistou o o segundo lugar na competição. Itamar Neco, responsável pelos 63 participantes, conta que o grupo entrou na arena representando a mãe natureza e sua agonia frente à poluição dos rios amazônicos. O grupo chega ao quarto ano de participação no festival.


 

padre pastoral agroecologica

Por sua vez, o integrante da Pastoral Social  Ecológica, padre Carlos Silva, aproveitou o evento para falar dar algumas dicas sobre os cuidados que devemos ter com a floresta.

Frei Braguini

O Frei Paolo Braghini, fundador do festival, agradeceu aos participantes que, desta vez, foi organizada  pela Associação de Desenvolvimento Artístico e Cultural da Aldeia Indígena de Belém do Solimões (Adacaibs)

e pela Associação de Mulheres Indígenas (Mapana).

bibiane

 


 

Para Bibiana Mendes, ouvinte da Rádio Nacional e integrante da comunidade de Ourique, o evento chama atenção para os cuidados que devemos ter com as futuras gerações. Ela veio para o evento em um comboio de 37 pessoas distribuídas em duas canoas.

 

funai tabatinga

A representante da coordenação regional da Funai em Tabatinga, Meira  Ruth, foi uma das colaboradoras do FIE. Ela explica a inserção de recursos que ajudaram a custear as despeas do festival.

Leia também: 

Comunidade de Belém do Solimões foi campeão do Festival da Cultura e Música Indígena do Eware

Tags:  Festival Eware

Criado em 11/07/2022 - 12:41

Mais do programa