Terminou nesta segunda-feira, dia 31 a campanha nacional de Vacinação contra poliomelite- a Paralisia Infantil. Nessa ação as vacinas eram para imunizar as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos.
Em Tabatinga, Amazonas a meta foi vacinar 60% do público-alvo, ou seja, 6.879 crianças, até a última semana, mais de 4500 mil já haviam sido imunizadas contra a paralisia infantil.
Verônica Vasconcelos, coordenadora municipal do programa nacional de imunização em Tabatinga, informou que ainda não se pode afirma se a meta foi atingida em Tabatinga, porque alguns dados ainda estão sendo encaminhados de comunidades para a coordenação.
Além da paralisia infantil, As vacinas previnem outras doenças como: Hepatite B, as formas mais graves de tuberculose, o tétano, a difteria, tosse comprida, sarampo, caxumba, rubéola e a febre amarela.
A coordenadora avisa aos pais e responsáveis que a campanha de vacinação terminou, mais os atendimentos para crianças que precisam receber a dose de reforço da vacina contra a paralisia infantil e outras que estejam atrasadas continua nos postos de saúde.
Verônica alerta que paralisia infantil é uma doença grave. As crianças não protegidas pela vacina podem vir a desenvolver a poliomelite e adquirir lesões que afetam o seu sistema nervoso causado paralisia parcial ou total.