A exoneração do secretário do Índio de Roraima, Dilson Ingaricó, foi uma das primeiras canetadas do governador em exercício Paulo César Quartieiro. Ele assume o governo de Roraima até a próxima segunda-feira, durante a licença da governadora Suely Campos. Essa é a primeira vez que Suely se afasta do governo, desde que assumiu, em janeiro de 2015.
O secretário demitido lamentou a decisão do governador em exercício e disse que defendeu os direitos indígenas por acreditar que o Brasil tem uma dívida com esses povos.
No lugar de Ingaricó, Quartieiro deve nomear o índio macuxi Silvestre Leocádio, que foi presidente Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima. Leocádio está em comunidades no interior do Estado e ainda não recebeu o convite para assumir o cargo.
Nossa reportagem questionou se a mudança tinha a aprovação da governadora Suely Campos, mas a assessoria não respondeu à nossa solicitação.
Confira ainda no Repórter Amazônia desta terça-feira (18): relatório aponta impactos da crise venezuelana no Brasil; seis estados, entre eles Amapá e Mato Grosso entraram em emergência por alterações climáticas. E mais: faltam doações para manter estoque de leite humano no Maranhão.