Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Falha em distribuição de energia pode causar blecaute em SP

O problema ocorre na linha de transmissão que transporta a energia gerada pelas usinas do Rio Madeira, em Rondônia. O ONS diz que medidas emergenciais vão ajudar por algumas semanas, mas o risco de blecaute é iminente

No AR em 23/10/2017 - 19:12

Em nota enviada nesta terça-feira (24), a Santo Antônio Energia afirmou que “a capacidade de geração da Hidrelétrica Santo Antônio se mantém inalterada. A restrição informada se refere ao sistema de transmissão da energia gerada pelas usinas do Madeira para a região Sudeste. Diante desta situação, cabe exclusivamente ao ONS – Operador Nacional do Sistema, fornecer as informações necessárias, bem como equalizar o despacho das geradoras em todo o país.” *

Uma falha no projeto das usinas de Jirau e Santo Antônio, em Rondônia, vai limitar a partir desta terça-feira (24), o fornecimento de energia em São Paulo. O problema pode causar até blecautes.
De acordo com o ONS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a limitação na energia será por tempo indeterminado, pois as concessionárias terão ainda que estudar uma nova área para instalar o equipamento.

O projeto de escoamento de eletricidade de Jirau e Santo Antônio, que liga Rondônia a Araraquara, em São Paulo, conta com duas duplas de linhões. Mas a segunda dupla foi fixada numa área em que o solo é impróprio para a instalação de placas de granito.

Os linhões contam com um equipamento chamado eletrodo de terra, que é responsável por regular a corrente a ser escoada pelos outros dispositivos dentro da hidrelétrica. Essa placa de granito causou interferência no funcionamento do eletrodo, o que comprometeu a segurança na operação da dupla de linhões atingida pela falha.

Com uma única dupla de linhões funcionando, o risco é que a outra fique sobrecarregada e pare de funcionar. Por isso, a capacidade foi limitada de 6.300 para 4.700 megawatts.

O ONS diz que a medida emergencial ajudará por algumas semanas, mas o risco de blecaute é iminente, porque ate que as usinas estudem o local para a instalação e terminem as obras, os linhões em funcionamento já teriam excedido a capacidade máxima.

Confira também no Repórter Amazônia desta segunda-feira (23/10):

- Relatório de CPI do Senado diz que Previdência não tem déficit

- Indentificadas vítimas de acidente aéreo no Pará

*Matéria atualizada às 15h50 de terça-feira (24) para inclusão e correção de informação.

Criado em 23/10/2017 - 19:20