A carga oriunda de Novo Aripuanã, a 1.200 quilômetros de Manaus, foi apreendida nas proximidades da Manaus e atracou em um dos portos da capital amazonense na madrugada desta segunda-feira.
O dono da embarcação foi preso pelo Ibama. Cinco homens que estavam na embarcação foram detidos e levados para a sede da Polícia Federal e um foi autuado em flagrante.
Além da madeira, uma tonelada de carvão com documentação irregular também foi apreendida. Dois tracajás – uma espécie de tartaruga em extinção – foram encontrados. Os bichos seriam consumidos durante as refeições da tripulação.
A apreensão ocorreu três dias depois de o Ministério Público Federal recomendar maior fiscalização do transporte de madeira no Amazonas.
Em pouco mais de um mês, uma operação deflagrada pela Polícia Federal e o Ibama apreendeu 444 contêineres com cargas de madeira ilegal, destinadas à exportação, em portos de Manaus.
O material apreendido ainda deve ser periciado. De acordo com a Polícia Federal, as investigações serão mantidas para identificar os envolvidos pela compra e venda da madeira, eles responderão por crimes ambientais e de receptação.
Também são destaques do Repórter Amazônia dessa segunda-feira, 29:
- Governo de Roraima acusa presidente da Assembleia Legislativa de comprar o cargo de vice-governador
- Matrícula para aprovados no SISU pode ser feita a partir de amanhã
- Amapá terá selo de certificação para produtos de origem nativa