Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

PA: Defensor de direitos humanos é assassinado em Anapu

Valdemir Resplandes foi executado, ele era uma das lideranças na luta por reforma agrária em Anapu

No AR em 10/01/2018 - 19:11

Valdemir Resplandes foi executado, ele era uma das lideranças na luta por reforma agrária em Anapu De acordo com a Polícia Civil do Pará, o crime ocorreu por volta das 19 horas de terça-feira. Valdemir conduzia uma moto pela rua da Rádio que fica no Morro do Macaco em Anapú quando foi parado por dois homens. Um dos criminosos se posicionou atrás da vítima e efetuou um disparo nas costas. Quando estava no chão, Valdemir levou mais um tiro, esse, na cabeça.

Segundo testemunhas, os homens saíram a pé sem levar nenhum pertence da vítima. A região é palco de conflitos agrários entre pretensos proprietários de terras e colonos. Foi em Anapu onde há 12 anos a missionária Dorothy Stang foi assassinada.

Foi dentro de um dos barracos levantados com tábuas de madeira e cobertura de palha do lote 46, sentado em uma rede e muletas encostadas que Valdemir Resplandes conversou com a equipe do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, em 2016.

Na entrevista, o defensor já relatava ameaças. “Eu sou uma pessoa que está sendo muito perseguida, ameaçada. Já teve vez da gente não dormir de noite, com tanta caminhonete passando. A gente buscava um recurso pra identificar as caminhonetes, identificava, ia na polícia registra o Bo e não era atendido.”

De acordo com o Delegado Diego Araújo, responsável pelas investigações, ainda não há motivação definida, nem autoria identificada.

Também são destaques do Repórter Amazônia dessa quarta-feira, 10:

- No Amapá, duas pessoas morrem em explosão de barco

- Moratória da Soja ajuda a reduzir o desmatamento na Amazônia

- Tem campeonato de futebol americano no interior do Maranhão.

Criado em 10/01/2018 - 19:23