Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Polícia Federal indicia ex-governador da Amazônia, esposa e ex-secretários

O indiciamento decorre de duas operações da PF que investigaram esquema de desvio recursos da Saúde

No AR em 31/01/2018 - 19:05

A Polícia Federal indiciou ex-governador e quatro ex-secretários do Amazonas por suspeita de participação em esquema de desvio de recursos públicos: José Melo, que governou o Amazonas até maio do ano passado, Wilson Alecrim e Pedro Elias, ex-secretários da Saúde; Afonso Lobo, da Fazenda, e Evandro Melo, irmão do ex-governador e ex-secretário de Administração. Os cinco foram indiciados pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. A esposa de José Melo, Edilene Oliveira, também foi indiciada por tentar atrapalhar as investigações.

O indiciamento decorre de duas operações da PF: a "Estado de Emergência" e a "Custo Político", que investigaram esquema de desvio recursos da Saúde. De acordo com a Polícia Federal, conversas mantidas entre os investigados estão entre as principais provas.

O advogado de defesa de José Melo e Edilene Oliveira destaca que não tomou conhecimento do indiciamento. José Carlos Cavalcanti afirmou que no inquérito do casal na Justiça não há sequer um ofício comunicando o procedimento da Polícia Federal. A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos outros acusados.

De acordo com a Polícia Federal, as conclusões foram enviadas ao Ministério Público Federal, que possui atribuição para oferecer denúncia contra os investigados, dando início ao processo penal com o objetivo de comprovar os indícios colhidos e responsabilizar os envolvidos.

Dos seis indiciados, o ex-governador, sua esposa, o irmão e ex-secretário Pedro Elias estão detidos em unidades prisionais de Manaus. Wilson Alecrim e Pedro Lobo estão em prisão domiciliar.

Ouça essa e outras notícias no Repórter Amazônia

Criado em 31/01/2018 - 19:16