Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Santa Isabel do Rio Negro (AM) está em situação de emergência por causa da estiagem

Situação afeta mais de 7.600 pessoas no município no amazonense

No AR em 29/03/2018 - 18:30

A cidade de Santa Isabel do Rio Negro, na região do Alto Rio Negro, é a segunda da calha entrar em situação de emergência por causa da estiagem. A Defesa Civil do Estado do Amazonas irá executar o plano de resposta ao desastre, que garante envio de ajuda humanitária e apoio logístico para o município.

Mais de 7.600 pessoas, em pelo menos 67 comunidades, foram afetadas pela estiagem. O município de São Gabriel da Cachoeira enfrenta a mesma situação de emergência e também receberá apoio da Defesa Civil. Já Barcelos está em estado de alerta.

Diferentemente da seca, a estiagem coloca toda a comunidade numa situação de vulnerabilidade ainda maior. Com a seca, por exemplo, o procedimento padrão da defesa civil seria providenciar caminhões-pipa e levar água para as comunidades. Em um período de estiagem, especialmente no Amazonas, a situação é mais alarmante porque altera a navegabilidade dos rios prejudicando o abastecimento das cidades.

Segundo o secretário da Defesa Civil do Amazonas, Fernando Pires Júnior, todos os serviços básicos são afetados pelas estiagem: “Primeiro, a parte alimentar da população e o abastecimento de combustível pra que se possa tocar os serviços essenciais das comunidades daqueles municípios na área rural; a parte de saúde, a educação que poderá ser afetada, o calendário escolar que poderá ser afetado. Então a estiagem traz um impacto muito maior porque coloca em situação de vulnerabilidade social toda população atingida que vive às margens daquele rio”.

Enquanto alguns municípios do Amazonas enfrentam a estiagem, outros são afetados pela cheia dos rios. Até o momento, cinco cidades estão em situação de alerta na calha do Madeira e 12 em situação de atenção, nas calhas do Purus e do Juruá.

Também são destaques do Repórter Amazônia desta quinta-feira (29):

- Cheia do Rio Negro deve ficar dentro da normalidade este ano, segundo CPRM;

- Semana Santa: Pesquisa aponta variação de mais de 130% nos preços do pescado no Tocantins;

- Atletas do Amazonas vão participar de competição internacional de luta olímpica.

Ouça no player abaixo:

 

 

Criado em 29/03/2018 - 19:50