Dois presos fugiram da Penitenciária de Monte Cristo durante a rebelião nesse domingo (26). Um dos homens já foi capturado. Os presos conseguiram escapar pulando o muro da penitenciária durante a rebelião, que começou por volta das 21 horas.
Ouça também:
Presos de Pedrinhas no Maranhão devem ser transferidos
Monitoramento eletrônico de presos minimiza custos e protege a sociedade
Os detentos lançaram pedras contra as guaritas de segurança e ainda não se sabe o que motivou o início do motim. Na confusão, dois detentos ficaram feridos. Um deles já foi liberado e o outro continua em observação no Hospital Geral de Roraima. Nenhum policial foi atingido.
A situação no local foi controlada ainda na madrugada. Desde a manhã, os policiais militares estão em uma barreira na estrada que dá acesso à penitenciária, impedindo a passagem de familiares e, também, de jornalistas.
Na última quarta-feira, uma força-tarefa da polícia identificou um túnel de, aproximadamente, 40 metros de comprimento e 1,20 metros de altura na penitenciária. A escavação seria utilizada para uma fuga em massa.
Segundo o coronel Magalhães José Damasceno, que é chefe do Departamento do Sistema Penitenciário de Roraima, o local já foi isolado.
Atualmente, 1.160 homens cumprem sentença no Monte Cristo e, por questão de segurança, o número de policiais que trabalham na unidade não foi divulgado.
No Repórter Amazônia desta segunda-feira (27), saiba também:
- Única governadora do país é eleita em Roraima.
- Pesquisa analisa presença de vírus da mesma família do HIV no Oiapoque.
- Pará espera contratar 8 mil funcionários temporários até o fim do ano.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar de segunda a sexta, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia, e às 16h30 pela Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local).