Um dos chefes mais procurados do tráfico de drogas da Colômbia foi encontrado em Boa Vista, em Roraima. O colombiano Marcos de Jesús Figueroa García , conhecimento como Marquito Figueroa, foi encontrado na casa onde morava, há pelo menos três, em Boa Vista, em uma ação conjunta entre a Polícia Federal e a polícia nacional da Colômbia. Ele era procurado pela polícia colombiana há cerca de dez anos, depois de ter fugido de um presídio do país.
Marquito é responsável pela morte de 250 pessoas, entre elas, juízes e promotores colombianos. Além disso, tem cinco mandados de prisão em aberto e estava nos registros de busca da Polícia Internacional, a Interpol.
O governo colombiano chegou a oferecer uma recompensa equivalente a mais de R$ 500 mil para quem tivesse notícias do traficante. Com ele foram apreendidos três carros e a Polícia Federal investiga se houve compra no Brasil de outros veículos e imóveis com o dinheiro do narcotráfico.
Marquito Figueroa está preso no Brasil. O governo da Colômbia vai emitir oficialmente um pedido de extradição para que ele retorne ao país onde vai ficar preso.
Você confere, também, no Repórter Amazônia desta quinta-feira (23):
- Policiais descobrem túnel em presídio de Roraima e impedem fuga em massa.
- Pesquisadores da Amazônia desenvolvem novo medicamento para tratamento da Leishmaniose.
- Estados amazônicos finalizam os preparativos para o segundo turno.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar de segunda a sexta, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia,e às 16h30 pela Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local).