Waldez Góes (PDT) é acusado de compra de votos e abuso de poder nas eleições de 2014. As acusações também recaem sobre o vice-governador Papaleo Paes, o deputado federal Vinícius Gurgel (PR) e as deputadas estaduais Marília Góes (PDT) e Edna Auzier (PROS).
Confira outras edições do Repórter Amazônia
Integram, ainda, o grupo dos envolvidos o vereador de Laranjal do Jari, José Maria Bezerra, conhecido como Zezão, e Ana Luzia de Souza, correligionária da campanha.
De acordo com a denúncia da Procuradoria, o grupo ofereceu benefícios a moradores do bairro Fazendinha, em Macapá, prometendo que seriam incluídos em programas sociais do estado, caso votassem nos candidatos indicados.
Em Laranjal do Jari, o vereador José Maria Bezerra é acusado de pagar moradores para votarem em Waldez Góes, Vinícius Gurgel e Edna Auzier. Na casa de José Maria, foram apreendidos materiais que indicam compra de votos, entre eles, uma lista com o nome de pessoas vinculadas à Associação dos Mototaxistas e o local de votação de cada uma.
As ações tramitam no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AM). Se condenados, o governador, o vice e os deputados podem ter os diplomas cassados. Além disso, podem pagar multas e ficar inelegíveis por até oito anos.
A assessoria de imprensa de Waldez Góes afirmou que o governador não foi notificado oficialmente e emitiria nota sobre o assunto.
Confira, ainda, no Repórter Amazônia desta terça-feira (13):
- Prazo para atualização cadastral no Bolsa Família termina sexta-feira.
- Procon do Mato Grosso alerta para abusos na lista do material escolar.
E mais:
- Mostra com filmes alemães começa a ser exibida em Belém.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).