Uma cena inusitada. Vinte e seis presos escapam pela porta da frente da cadeia pública de Nova Mutum, a 249 quilômetros de Cuiabá. A fuga aconteceu na madrugada do último dia 5.
Confira outras edições do Repórter Amazônia
O secretário de Justiça e Cidadania do Mato Grosso, Márcio Frederico Dorilêo, denuncia que mulheres entraram na cadeia pública e ofereceram substância entorpecente aos carcereiros. Sobre a suspeita de que a ação teria sido facilitada pelo diretor da unidade e por dois agentes penitenciários, o secretário afirma que ainda não se pode fazer juízo de valor.
“Eu particularmente, enquanto autoridade administrativa, não posso emitir nenhum juízo de valor e nem um prejulgamento, mas o fato já constatado preliminarmente de fraquear acesso à pessoas de fora em horário inadequado nas circunstâncias em que os agentes foram surpreendidos, minimamente aí já existem fatos gravíssimos que merecem a apuração devida”.
O diretor e os agentes foram detidos pela Polícia Civil e autuados em flagrante. Os suspeitos já respondem a inquéritos policiais e ações penais. Se comprovada a participação no crime, eles também podem ser acusados de improbidade administrativa e, em última instância, serem demitidos.
Para reforçar a segurança da cadeia, uma unidade especializada foi enviada ao local, como explica Dorilêo. “Nós enviamos o serviço de operações especializadas […] para reforçar a segurança da unidade até a normatização dos padrões de segurança, mas já reforçamos não só essa como outras unidades também”.
Até o momento, foram recapturados oito dos 26 presos foragidos. A população carcerária de Nova Mutum é de 111 detentos e não tem registro de fuga.
Confira, ainda, no Repórter Amazônia desta sexta-feira (06):
- OAB cria Comissão da Verdade da Escravidão Negra.
- Sábado é dia "D" de combate ao mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya.
- Em São Luís (MA) tem serenata no Centro Histórico com marchinhas de Carnaval.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).