Cinco municípios do Mato Grosso decretaram situação de emergência por causa das chuvas no estado: Barra do Bugres, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Juruena e Poconé.
Desse total, três aguardam reconhecimento pelo Ministério da Integração Nacional, como explica Rafael Carreira, gerente de avaliação de danos da Defesa Civil do estado.
“Está sendo feito a análise do processo, pra ver se tem o reconhecimento da defesa civil nacional para tentar emitir um parecer referente a um município de Poconé e de Barra houve a decretação mas o prefeito resolveu não concluir toda a decretação”, disse Rafael Carreira.
Ainda de acordo com Rafael Carreira, a chuva não está mais forte que no ano passado, mas o período chuvoso está demorando a passar.
Em Poconé e Novo São Joaquim, as chuvas fortes e a correnteza destruiram pontes, deixando os municípios isolados. A defesa civil não soube informar o número de pessoas afetadas pelo evento, porque o município não preencheu todas as informações no sistema nacional do órgão.
Em Novo Santo Antônio, mais de 1.300 pessoas são atingidas pelas chuvas. Em Juruena, são mais de 7 mil. Nesses dois municípios, os prejuízos causados passam de um milhão de reais.
Confira ainda no Repórter Amazônia desta quarta-feira (20): sancionado novo marco legal da biodiversidade; Justiça condena ex-prefeito de São Luís, João Castelo, a devolver R$ 115 milhões aos cofres públicos. E mais: transporte de imigrantes do Acre para São Paulo é suspenso.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.
Cheia no Amazonas atinge quase 150 mil pessoas