Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

AM: fenômeno Terras Caídas ameaça funcionamento do aeroporto de Tabatinga

O desmoronamento também já destruiu moradias no município amazonense

O fenômeno Terras Caídas, que ocorre no bairro da Comara e na comunidade indígena de Umariaçu, em Tabatinga (AM), está relacionado à própria erosividade da margem do rio, ou seja, o tipo de solo que compõe a região é frágil. Além das duas áreas, o fenômeno ocorre, também, próximo à pista do aeroporto do município.

 

Por causa da situação, o prefeito de Tabatinga, Raimundo Carvalho, encaminhou para a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República um projeto de construção de blocos de concreto com o objetivo de conter a erosão na localidade.

 

Ouça também:

 

Entenda o fenômeno "terras caídas", que ocorre na região do Alto Solimões

 

“Eu entreguei lá em Brasília um projeto para a construção de um muro de arrimo ali, um muro de contenção da cabeceira do aeroporto e ali da Comara, porque aquela de barranco vai prejudicar e, com certeza, esse tipo de aeronave que voa hoje para cá seria impedido de continuar voando”.

 

A moradora do bairro da Comara Maria José da Silva Nunes conta que a situação do desbarrancamento preocupa os moradores.

 

“Eu saí dali porque estava muito próximo da minha casa. Eu tive que sair, porque põe a vida de muitas pessoas em risco. Agora eu já fiz minha casa e estou na rua nova e tem muitos moradores ali que precisam de ajuda da prefeitura”.

 

A Defesa Civil de Tabatinga informou que já foram cadastradas mais de 20 casas atingidas pelo fenômeno, tanto na área indígena como no bairro da Comara. Nove residências já estão sendo construídas para abrigar os moradores. A previsão é de que sejam feitas mais 14 casas.

 

Confira, ainda, no Repórter Amazônia desta sexta-feira (18):

 

- PRF flagra transporte ilegal de madeira no Pará.

- Líderes de etnias brasileiras fazem ritual para abençoar área onde acontecerá os Jogos Mundiais Indígenas.

E mais:

- Feira do Livro do Tocantins é uma das atrações culturais do fim de semana na Amazônia.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 21/09/2015 - 12:01 e atualizado em 21/09/2015 - 10:11