Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Indígenas se reúnem com Renan Calheiros e Eduardo Cunha contra a PEC 215

Índios da etnia Kayapó protestaram em frente Congresso. Em seguida,

Um grupo de nove indígenas da etnia Kayapó, do Sul do Pará, se reuniu com os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha, nessa quarta-feira (4) à tarde. Eles pediram que os parlamentares trabalhem contra a aprovação da PEC 215.

 

A Proposta de Emenda à Constituição transfere do Executivo para o Congresso Nacional a palavra final sobre a demarcação de terras indígenas. A PEC já foi aprovada na Comissão Especial e, agora, deve seguir para o Plenário da Câmara e, depois, do Senado.

 

Saiba mais:

 

Entenda a PEC 215 criticada pelos indígenas

 

A liderança Sandro Kayapó pediu à Cunha que não paute o projeto, mas o presidente disse que isso depende das lideranças partidárias. Se a maioria das lideranças decidir colocar a PEC em votação, ela entra na Ordem do Dia do Plenário.

 

Sandro Kayapó explicou porque é contra a PEC. “Eles estão de olho nessas terras. A gente sabe que, uma vez aprovada, nós não seremos mais representados enquanto indígenas. Quem irá falar por nós é o Congresso, sem a nossa participação, sem o nosso consentimento”.

 

A liderança disse que vai buscar conversar com os líderes dos partidos para barrar a proposta. Ao todo, um grupo de cerca de 120 indígenas Kayapós estão em Brasília para pressionar contra a PEC 215. Eles se concentraram nessa quarta-feira em frente ao Congresso Nacional.

 

Confira, ainda, no Repórter Amazônia dessa quarta-feira (4):

 

- Lixões em cidades do Tocantins são desafio para Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

- Campanha para negociação de débitos segue até o fim do mês no Amazonas.

- E mais: Oficina leva inclusão musical para pessoas com deficiência auditiva no Acre.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 05/11/2015 - 11:05 e atualizado em 05/11/2015 - 08:59