Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Construção de Belo Monte é citada em delação de Delcídio do Amaral

Na delação do senador Delcídio Amaral, homologada pelo STF, cerca de R

Denúncias envolvendo as obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, no Pará, aparecem na delação premiada do senador Delcídio Amaral, homologada pelo Supremo Tribunal Federal nesta semana.

 

Segundo o senador, eleito pelo PT do Mato Grosso do Sul, cerca de R$ 30 milhões foram desviados das obras da usina para financiar campanhas eleitorais do PT e do PMDB.

 

O delator diz que soube do esquema por meio de várias fontes. De acordo com Delcídio, o ex-ministro Antônio Palocci coordenou os pagamentos ao Partido dos Trabalhadores. Pelo PMDB, outro ex-ministro, Silas Rondeau, fazia a distribuição do dinheiro. Os repasses das empresas, segundo Delcídio, eram capitaneados por Flávio Barra, que representava a construtora Andrade Gutierrez.

 

No documento, Delcídio cita, ainda, o ex-governador Eduardo Campos, morto em 2014. O delator diz que Campos teve influência direta na escolha da empresa IMPSA para fornecimento de equipamentos para as obras da Usina.

 

Procuradas pela reportagem, as construtoras Galvão Engenharia e Queiroz Galvão, do consórcio vencedor de Belo Monte, afirmaram que não vão se manifestar. A Andrade Gutierrez também disse que não vai comentar o assunto.

 

Procurados pela reportagem, a Norte Energia, responsável pelas obras de Belo Monte, e o PT ainda não se manifestaram.

 

O PMDB afirma que não participou de nenhum esquema ilegal de arrecadação de recursos. E não autorizou ninguém a usar o nome da legenda para fins ilícitos.

 

Até o fechamento desta reportagem, não foi possível o contato com os ex-ministros Antônio Palocci e Silas Rondeau, nem com o empresário Flávio Barra.

 

Confira ainda, no Repórter Amazônia desta terça-feira, 15: fazendeiros são presos por suspeita de assassinato de ambientalista no Maranhão; profissionais da rede estadual de ensino fazem paralisação por reajuste salarial e melhores condições de trabalho no Amazonas. E em Palmas, Parque Cesamar se transforma em Vila da Páscoa. O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia



Criado em 15/03/2016 - 22:05 e atualizado em 15/03/2016 - 19:58