Diferente da tradicional agitação em anos anteriores, a expectativa do setor de vendas para a Semana Santa deste ano é fraca. A alta dos preços, aliada à queda do poder aquisitivo, tem desmotivado os consumidores e preocupado os comerciantes.
Na Amazônia, a pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio do Tocantins, nas 3 maiores cidades do estado, mostra que apenas 47% da população tem a intenção de presentar nesta Páscoa. A redução, em relação ao ano passado, é de mais de 12%.
O presidente da Fecomércio do Tocantins, Itelvino Pisoni, afirma que a queda vem desde 2014, e é consequência do atual momento econômico. “No estado, mais de 66% dos entrevistados pretendem comprar ovos de Páscoa, gastando, em média, R$ 50. Quase metade do público achou os preços mais altos que o ano passado. Para eles, promoções e descontos são os itens decisivos na hora da compra”.
No Pará, o preço dos pescados, que geralmente já é mais alto nesta época, subiu mais do que o esperado. O supervisor técnico do Dieese no Pará, Roberto Sena, acredita que a solução é pesquisar. “A pesquisa feita pelo Escritório Regional do Dieese no Pará, em conjunto com a Secretaria Municipal de Economia de Belém, mostra que o peixe comercializado nos Mercados Municipais da capital paraense teve alta acima da inflação do período. Nos Supermercados, o reajuste chega até a 50%”.
Confira ainda, no Repórter Amazônia desta segunda-feira (21): audiência pública discute a inclusão de crianças com Síndrome de Down; projeto oferece capacitação profissional a mulheres desempregadas no Tocantins. E mais: Coro Carlos Gomes apresenta concerto em Belém no Pará.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia