Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Operação fecha madeireiras ilegais no Maranhão

As serrarias estão localizadas no entorno das Terras Indígenas Alto

Uma operação conjunta do Ministério Público Federal (MPF), Ibama, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal resultou na prisão de 11 pessoas ligadas à retirada ilegal de madeira e na desativação de 10 serrarias ilegais no Maranhão. As serrarias estão localizadas no entorno das Terras Indígenas Alto Turiaçu, Caru e Awá, além da Reserva Biológica do Gurupi, no noroeste do estado.

 

Até a manhã desta quinta-feira, o Ibama realizou 10 autuações por infrações ambientais, que totalizam 1 milhão e 700 mil reais em multas. O órgão também apreendeu 4 caminhões e 1 empilhadeira.

 

A PRF apreendeu 8 caminhões usados para transportar madeira ilegal e atuou na segurança dos servidores. A operação Lignum teve apoio técnico da Polícia Civil de Goiás, da Polícia Civil do Distrito Federal e da Polícia Militar Ambiental do Maranhão.

 

De acordo com informações do MPF, neste esquema, caminhões adaptados transportam a madeira, extraída ilegalmente, por ramais clandestinos até as serrarias. Lá, as madeiras são processadas e comercializadas para consumo no Maranhão e em outros estados.

 

Outras operações estão programadas para ocorrer em toda a região.

 

Confira ainda no Repórter Amazônia desta quinta-feira (10): chuva forte alaga bairros em Macapá, no Amapá; produção industrial do Amazonas caiu trinta por cento em janeiro. E ainda: feira do peixe começa amanhã em três pontos de palmas



Criado em 10/03/2016 - 21:52 e atualizado em 10/03/2016 - 19:19