Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Polícia prende sete garimpeiros em Pontes e Lacerda

O acampamento estava montado nas proximidades do garimpo ilegal da

Sete garimpeiros foram presos em flagrante por crime de extração ilegal de minérios, em uma área particular denominada Serra Dourada, na cidade de Pontes e Lacerda, no Mato Grosso. Durante a operação, realizada no final da tarde dessa quarta-feira, também foram apreendidos detectores de metais e outras ferramentas. Três pessoas que também garimpavam ilegalmente conseguiram fugir. Se condenados, os envolvidos podem pegar pena de até três anos de prisão e multa.

 

O acampamento estava montado nas proximidades do garimpo ilegal da Serra da Borda, desocupado em janeiro deste ano pelas forças de segurança estadual e federal. Segundo o delegado regional, Vitor Chab, mesmo após a União ter repassando a área para exploração de uma mineradora, muitos garimpeiros ainda fazem incursões no local.

“As forças federais, já desocuparam a área, e hoje a exploração pertence a uma mineradora, que colocou no lugar alguns seguranças privados. Mas temos conhecimento que esses garimpeiros não vêm respeitando a segurança privada e constantemente nós vamos monitorando a área.”

 

A Polícia Civil informou que os sete homens presos vieram do Pará e de Rondônia. Para Vitor Chab, boa parte das pessoas que ainda tentam explorar de foram ilegal a região vieram de outros estados, fizeram investimento em compras de materiais e querem retorno a todo custo.

“Nesse sonho de encontrar o ouro, muitos deles, por que a maioria não encontra, porque foi uma situação encontrada no início, então eles batem nessa tecla que querem continuar explorando ouro porque fizeram investimentos, viram de outros estados, e não tem como pagar esse investimento e eles ficam nessa corrida do ouro, com sonho de ganhar a vida mais facilmente.”

 

O delegado disse que as polícias civil e militar estão intensificando ações de repressão e investigação na região. Segundo ele, por causa da proibição da exploração do garimpo, algumas pessoas migram para a cidade de Ponte e Lacerda e sem conseguir ocupação, começam a cometer crimes como furtos e tráfico de drogas.

 

Confira também no Repórter Amazônia desta quinta-feira (7): operação retira ônibus de circulação com mais de 20 anos de uso em São Luís (MA); e vistoria verifica a qualidade dos combustíveis vendidos em Palmas (TO).



Operação apreende explosivos em área de garimpo ilegal no Mato Grosso

Garimpo ilegal em Mato Grosso é desocupado

Criado em 07/04/2016 - 21:36 e atualizado em 07/04/2016 - 19:19