Já estão disponíveis nas unidades de saúde da família e policlínicas da capital tocantinense as vacinas contra influenza.
A campanha de imunização foi antecipada devido a situação epidemiológica do país e para atender o público-alvo considerado prioritário pelo Ministério da Saúde que são gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos, mães até 45 dias após o parto, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas, privados de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A campanha nacional de vacinação terá início no dia 30 de abril. O objetivo é imunizar pelo menos 80% dos grupos de risco. Palmas não tem casos confirmados da doença. Para receber a vacina é preciso levar cartão de vacina e o cartão do SUS.
As doses devem proteger contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B.
O calendário segue o nacional e o Dia D será realizado no dia 30 de abril e a campanha de vacinação segue até o dia 20 de maio.
Confira ainda, no Repórter Amazônia desta quarta-feira(13):
- Desvios de recursos da saúde no Tocantins são alvo de investigação, multas e danos aos cofres públicos superam R$ 4 bilhões;
- Amazonas confirma primeiro caso de microcefalia relacionado ao zika vírus no estado.
- Agências bancárias de Rio Branco, no Acre, passam por fiscalização.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.