O Programa Saúde é Vida previa a construção de 64 hospitais no Estado durante sua gestão. Fraude em licitação, superfaturamento de contratos e desvio de recursos para campanhas são algumas das acusações. A denúncia feita pelo Ministério Público Estadual e aceita pela Justiça cita outras 15 pessoas. Entre elas o cunhado de Roseana, Ricardo Murad – ex-secretário de Saúde. Os demais envolvidos fizeram parte do primeiro escalão do governo, além de integrantes da Comissão de Licitação da secretária de Saúde e empreiteiros.
Nem todos os denunciados são responsabilizados pelos mesmos crimes. Os envolvidos podem responder – entre outros – pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e peculato. Segundo as investigações, os rombos nos cofres do estado podem superar os 200 milhões de reais. Os acusados têm agora 15 dias – a partir de quando forem citados no processo – para apresentarem defesa.
E mais: Comissão do Senado aprova relatório a favor do impeachment. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB, vai fazer a leitura do relatório do impeachment aprovado na Comissão Especial, na sessão marcada para esta segunda-feira, às duas horas da tarde.
A sessão de votação do relatório será na quarta-feira, às dez horas da manhã. Cada senador terá a palavra por 15 minutos e os líderes, um minuto para encaminhamento de votação. Com isso, a estimativa é de que a sessão dure mais de 20 horas. O presidente da comissão especial, Raimundo Lira, do PMDB, não descartou retomar os debates na quinta-feira, dia 12.
Confira ainda, no Repórter Amazônia desta sexta-feira, 6: em Palmas, comerciantes estão otimistas com as vendas para o Dia das Mães; no Acre, feiras são opções de presentes e de diversão para mães e filhos.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia