Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Usina Hidrelétrica de Belo Monte é inaugurada no Pará

A hidrelétrica é 100% nacional e a terceira maior do mundo

Com a promessa de beneficiar a população do Pará e do Brasil, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, foi inaugurada nesta quinta-feira (5) pela presidenta Dilma Rousseff. A usina é a maior hidrelétrica 100% nacional e a terceira maior do mundo. A obra é capaz de atender R$ 60 milhões de pessoas em 17 estados, o que representa 40% do consumo residencial de todo o país.

 

Duas turbinas já começaram a gerar energia comercialmente desde abril, uma localizada na Casa de Força Principal, no Sítio Belo Monte; e a outra, na Casa de Força Complementar, no Sítio Pimental.

 

De acordo com a presidenta Dilma Rousseff, a construção vai levar desenvolvimento para o Brasil e, principalmente, para a região Norte. 

 

Em 2010, a usina foi leiloada por quase R$ 26 bilhões para a empresa Norte Energia S.A, que é a responsável pela construção e operação da hidrelétrica. De acordo com a empresa, as obras estão praticamente concluídas e a previsão é que a cada dois meses, em média, seja ativada uma nova turbina até o pleno funcionamento da hidrelétrica  em 2019.

 

O coordenador da Organização Não-Governamental Fundação “Viver, Produzir e Preservar”, João Batista Uchôa, representante da sociedade civil, comemorou, mas destacou que a economia do estado vai continuar baseada na produção agrícola.

 

De acordo com o governo federal, a interligação dos reservatórios por um canal, o chamado modelo de usina a fio d’água, permitiu que Belo Monte ocupasse uma área 60% menor do que a prevista no projeto original. A mudança garantiu que aldeias indígenas próximas ao empreendimento não fossem inundadas e a hidrologia do rio Xingu preservada.

 

 

Confira ainda: o Supremo Tribunal Federal referendou por unanimidade a liminar que  afastou o deputado  eduardo Cunha (PMDB do RJ) da presidência da Câmara. Nessa quinta-feira pela manhã, o ministro do STF Teori Zavaski emitiu liminar que afastou  Cunha do mandato de deputado federal . A decisão veio em resposta ao pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, feito em dezembro.

 


Também foram destaques do Repórter Amazônia desta quinta-feira (5): 30 mil eleitores tiveram o título cancelado por falta de cadastro biométrico e artesãos do Acre usam sobras de madeira para construir brinquedos.



Criado em 05/05/2016 - 22:18 e atualizado em 13/05/2016 - 12:26