Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Operação combate fraudes em licitações no Acre

Além das fraudes em licitações, os acusados burlavam direitos

Doze mandados judiciais foram cumpridos nesta terça-feira (12) pela Polícia Federal no Acre contra organização criminosa que cometeu fraudes em licitação, associação criminosa e frustração de direitos trabalhistas.

 

Na operação Labor, as investigações indicaram o esquema de empresários individuais que se utilizavam de empresas diferentes para fraudarem licitações e direitos trabalhistas.

 


As empresas simulavam “concorrência” em procedimentos de licitação com o objetivo de fraudar a lei de licitações e, assim, contratar com o poder público. Para cometer as fraudes, o grupo controlava cerca de 4 CNPJ’s diferentes.

 


O rombo aos cofres públicos por contratos firmados ilegalmente pode chegar a 12 milhões de reais.

 


Além das fraudes em licitações, as empresas também burlavam direitos trabalhistas. A polícia federal verificou que quando o número de ações trabalhistas se intensificava, os sócios cancelavam a contratação com o poder público, para evitar o bloqueio de recursos dos contratos. Além disso, as empresas envolvidas no esquema, após período explorando estes contratos, eram fechadas sumariamente, gerando imenso passivo trabalhista.

 


Só na comarca do município de Brasileia, são mais de cem ações trabalhistas movidas contra estas empresas.

 

 

Confira ainda, no Repórter Amazônia desta terça-feira, 12: dono de construtora é preso por crimes contra a ordem tributária em São Luís; pesca irregular no Tocantins resulta em mais de sessenta mil reais em multa. E mais: Iphan abre chamamento público para projetos voltados ao carimbó.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 12/07/2016 - 23:30 e atualizado em 12/07/2016 - 20:37