Brasil e EUA fecham acordo para exportação de carne bovina in natura. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto pelo presidente interino Michel Temer e os ministros Blairo Maggi, da Agricultura e José Serra, das Relações Exteriores.
Expectativa é de que haja ganhos de exportação da ordem de 900 milhões de dólares. Mas ele explicou que a abertura de mercado é uma via de mão dupla e não significa garantia de venda para o Brasil. É preciso ter qualidade, bom prazo de entrega, preço e quantidade.
José Serra entende que o acordo não contribui apenas com a balança comercial, mas também estimula a atividade econômica e a geração de empregos.
Os exportadores de carne bovina in natura terão uma cota anual de aproximadamente 60 mil toneladas para comercializar o produto, de acordo com o governo. A partir desse limite será cobrada uma taxa de 26% sobre a exportação.
Confira ainda, no Repórter Amazônia segunda-feira (1º): goleiro do acre é convocado para seleção olímpica de futebol; na semana do aleitamento materno, campanha incentiva amamentação exclusiva para bebês até seis meses. E mais: programação cultural dos Jogos Olímpicos em Manaus terá mais de 90 atrações.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.