Sete presos identificados como líderes de organização criminosa que atuavam dentro do presídio de Monte Cristo, em Boa Vista, Roraima, foram transferidos nesta quinta-feira (27) para o presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Os detentos saíram do Centro de Comando de Policiamento da Capital – onde estavam desde o começo da semana – e foram encaminhados ao Instituto Médico Legal para exames antes de seguirem para o aeroporto.
De acordo com a Secretaria de Comunicação, o pedido de transferência foi solicitado ao governo federal há cerca de 40 dias e envolvia a transferência de nove detentos. Mas dois deles acabaram mortos durante o último conflito na unidade prisional no dia 17 de outubro. A briga foi entre detentos vinculados às facções Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho e acabou deixando dez mortos.
Ainda segundo a comunicação do governo, medidas estão sendo adotadas para reorganizar o sistema prisional.
Também está prevista a construção de uma nova unidade prisional ao lado da cadeia pública de Boa Vista; além de reforma na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e a construção de novo presídio em terreno ao lado. De acordo com o governo, a previsão é de que em um ano todas as obras sejam concluídas.
Somadas, as medidas representam cerca de 900 novas vagas no sistema prisional de Roraima.
Confira ainda, no Repórter Amazônia desta quinta-feira, 27: polícia desocupa escola no interior do Tocantins; ameaças e mortes de defensores de direitos humanos e trabalhadores rurais em Rondônia são levadas a ONU. E no Maranhão, feira de moda e beleza quer movimentar as vendas no setor.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.