A Procuradora-Geral do Estado, Heloysa Simonetti, afirmou que os trabalhos já começaram. Os procedimentos a serem seguidos para o pagamento das indenizações devem ser estupados nas próximas semanas. O Governo também anunciou apoio financeiro para o funeral dos 60 detentos mortos os motins que ocorreram nos primeiros dias de 2017 nas unidades prisionais de Manaus.
De acordo com Secretário de Segurança Pública, Sergio Fontes os corpos começarão a ser liberados hoje. “A media que eles forem sendo identificados, eles serão liberados. O auxilio Funeral foi liberado pelo governador”. Em nota, o Comitê de Gerenciamento de Crise do Sistema de Segurança Pública do Amazonas informou que 223 internos foram transferidos para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, o Centro.
Dos 184 que fugiram do Instituto Penal Antônio Trindade e do Complexo Penitenciário Anísio Jobim, 54 foram recapturados. Eles foram encaminhados novamente para as unidades. Um mutirão de audiências de custódia vai avaliar dos processos judiciais dos presos, nos próximos dias. De acordo com a governo do estado, cerca de 56% dos internos do sistema prisional do Amazonas, são provisórios, ou seja, ainda aguardam julgamento.
Confira ainda, no Repórter Amazônia desta terça-feira, 3: tremor de terra é sentido em cidades do Maranhão e Piauí; fronteira do Brasil com a Venezuela é liberada parcialmente. E mais: as promoções de início de ano enchem as vitrines de lojas no Pará.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.