Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ministério da Saúde vai oferecer tratamento inovador para hepatite C

A nova terapia tem taxa de cura de 90% e duração de apenas 12 semanas,

Os pacientes brasileiros com hepatite C passarão a contar, ainda este ano, com um dos tratamentos mais inovadores disponíveis no mundo. A decisão, unânime, de recomendar que esses medicamentos passem a ser utilizados no Sistema Único de Saúde (SUS) foi tomada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no SUS. A partir dessa recomendação, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (SCTIE/MS) avaliará o processo e apresentará a posição final do Ministério.

 

O novo tratamento composto pelos medicamentos daclatasvir, sofosbuvir e simeprevir tem uma taxa de cura de 90%, significativamente maior que todos os tratamentos utilizados até o momento e duração de 12 semanas, contra as 48 semanas de duração da terapia anterior. Outra vantagem é que todo o tratamento é oral, dando mais qualidade de vida e conforto ao paciente.

 

Sobre o assunto, o coordenador de hepatites virais do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Marcelo Naveira, explica que a Hepatite C é uma doença que ataca o fígado, sendo uma inflamação; por isso mesmo utiliza-se o sufixo iti. É uma doença causada por um vírus e pode ser transmitida pela via parenteral, via sexual e de mãe para filha via vertical. É uma doença silenciosa, não dá sintomas. Quando a pessoa percebe já está em estágio avançado.

 

Ele explica o novo tratamento, fala dos novos medicamentos e da inclusão dos medicamentos no SUS.

 

Confira a entrevista na íntegra no player acima

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. 



Medicamento inovador para hepatite C tem registro liberado pela Anvisa

Criado em 07/07/2015 - 17:15 e atualizado em 07/07/2015 - 17:16

Mais do programa