Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Começa neste sábado (15) Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite

Expectativa do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 2 milhões de

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite começa oficialmente neste sábado (15) em todo o país. A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 2 milhões de crianças entre 6 meses de idade e 5 anos incompletos.

 

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, fala sobre o funcionamento da campanha de vacinação. “No sábado, nós fazemos o Dia D, o dia nacional de mobilização contra a paralisia infantil. No sábado, em 100 mil postos e depois, nos 15 dias seguintes, nos postos dos centros de saúde até o dia 31 de agosto”.

 

Ouça também:

 

Organização humanitária luta para erradicar poliomielite do mundo

 

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença causada por um vírus que ataca o sistema nervoso e pode causar paralisia parcial ou total dos membros. A doença está erradicada do Brasil desde a década de 90, mas o vírus ainda circula em cerca de dez países. No Afeganistão, Paquistão e na Nigéria, a situação é endêmica.

 

Segundo Chioro, as campanhas de imunização são essenciais para evitar a reintrodução do vírus no país. O ministro explica, também, porque é tão importante vacinar as crianças.

 

“Quando a gente vacina a criança, não estão fazendo apenas a vacinação contra ela. Nós estamos fazendo uma vacinação da comunidade. A vacina contra a paralisia infantil ela cria um efeito na comunidade, porque, inclusive, crianças que, porventura, possam escapar e não ser vacinadas são beneficiadas pela circulação daquele vírus que é introduzido no organismo da crianças para proteger, que é o vírus bom, que previne a paralisia infantil, a poliomielite”.

 

Para imunizar uma criança, basta procurar um dos postos de vacinação fixos ou móveis espalhados pelo país e levar a caderneta de vacinação.  A vacinação é gratuita e segue até o dia 31 deste mês.

 

O Repórter Brasil destaca, ainda :

 

- Empresa contratada para investigar envolvidos na Lava Jato deixa a CPI da Petrobras.

- Senadores começam a votar a chamada Agenda Brasil na semana que vem.

- Dilma recebe apoio de movimentos sociais, mas entidades criticam a Agenda Brasil.

- Representantes de 59 países se reúnem em São Paulo na maior competição de educação profissional do mundo.

- Pedidos de asilo batem recorde na Alemanha e violência contra imigrantes preocupa o país.

 

O Repórter Brasil é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h, em rede, nas Rádios EBC.



Criado em 14/08/2015 - 13:08 e atualizado em 14/08/2015 - 09:55