O Dia Nacional de Combate ao Fumo será lembrado neste sábado (29) com conscientização sobre os males do cigarro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa da morte evitável. Estima-se que, a cada ano, mais de 5 milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. No Brasil, são cerca de 200 mil mortes, segundo o Ministério da Saúde.
Ouça também:
Tabagismo: conheça os benefícios de uma vida sem cigarro
Em cada tragada, o fumante inala quase 5 mil substâncias tóxicas e os estragos vão muito além do câncer no pulmão, como esclarece o oncologista Igor Morbeck. “50% das pessoas que fumam vão falecer de complicações relacionadas ao tabaco, sejam problemas cardíacos, problemas vasculares, problemas pulmonares, problemas renais, entre outros”.
Para mobilizar e conscientizar a população sobre os riscos do uso do cigarro, o dia 29 de agosto foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para quem deseja parar de fumar, mas precisa de ajuda, as unidades públicas de saúde oferecem tratamento de graça, como explica a diretora de Vigilância de Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, Débora Malta.
“Nós temos hoje 23 mil equipes de saúde da família e elas tanto fazem um aconselhamento para quem quer parar de fumar quanto, também, se necessário, são feitas prescrições medicamentosas”.
O Repórter Brasil destaca, ainda:
- Polícia Federal desarticula em Goiás a maior quadrilha de tráfico de drogas sintéticas do país.
- Governo Central tem maior déficit primário em julho.
- Renan se reúne com ministros para definir votação da Agenda Brasil.
- Programa Bolsa Atleta completa 10 anos com 6 mil beneficiários