O governo está conversando com líderes da base aliada no Congresso Nacional para fechar a reforma administrativa, que prevê o corte de dez dos 39 ministérios. A presidenta Dilma Rousseff deve anunciar a medida até esta quarta-feira (23), após definir com deputados e senadores. O assunto foi tratado na reunião de coordenação política desta segunda-feira.
A reforma administrativa inclui, ainda, cortes em estruturas internas de órgãos, ministérios e autarquias, diminuição de cargos comissionados no governo, a venda de imóveis federais e a regularização de terrenos.
O Executivo também deve apresentar ao Congresso até quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retoma a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Segundo o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o tributo, que deve se estender até 2019, terá uma alíquota de 0,2% e deve gerar R$ 32 bilhões para os cofres públicos em um ano.
A intenção do governo é definir todas essas ações antes da ida da presidenta Dilma para Nova York, o que deve acontecer na quinta-feira. No início da semana que vem, ela discursa na abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Repórter Brasil destaca, ainda:
- Polícia Federal deflagra nova fase da Operação Lava Jato em três estados.
- Justiça condena ex-tesoureiro do PT, ex-diretor da Petrobras e empresários.
- Pesquisa mostra que adolescentes são responsáveis por oito por cento dos crimes contra a vida.
- Caixa aumenta juros da casa própria pela terceira vez no ano.
O Repórter Brasil é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h, em rede, nas Rádios EBC.