Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pizzolato chega a Brasília para cumprir pena na Papuda

O ex-diretor do Banco do Brasil deve cumprir pena de 12 anos e 7 meses

O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato já está no Brasil. Ele desembarcou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, agora a pouco. O executivo viajou da Itália para o Brasil escoltado por três policiais federais e uma médica.

 

Pizzolato segue para o Instituto Médico Legal (IML), ainda no aeroporto, para fazer exame de corpo delito e outros procedimentos e, depois, será levado a Brasília, para a Papuda, onde vai cumprir o restante da pena de 12 anos e 7 meses de prisão a que foi condenado por envolvimento no Mensalão.

 

Henrique Pizzolato estava na Itália desde 2013, para onde fugiu tentando evitar a prisão, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) o condenou por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Ele usou o passaporte falso de um irmão morto para não ser preso no Brasil.

 

O ex-diretor teve o nome incluído na lista de procurados internacionais da Interpol. Em 2014, Pizzolato foi preso em Maramelo por porte de documento falso. Ele estava escondido na casa de um sobrinho.

 

A extradição de Henrique Pizzolato foi autorizada em fevereiro deste ano, depois de o Brasil recorrer da decisão italiana de soltá-lo. Em setembro, o ex-diretor do Banco do Brasil recorreu ao Conselho de Estado italiano, alegando que os direitos humanos não são respeitados no Brasil. Esse recurso também foi rejeitado e, a partir daí, a extradição pôde ser efetivada.

 

Ouça, ainda, no Repórter Brasil desta sexta-feira (23):

 

- 8 milhões de estudantes vão fazer as provas do Enem no fim de semana, em todo o país.

- Supremo manda bloquear quase 9 milhões de reais de contas atribuídas a Eduardo Cunha na Suíça.

- Prefeitos apóiam volta da CPMF, mas querem parte do imposto.

- Hoje tem abertura dos Jogos Mundiais Indígenas com 23 povos nacionais e representantes de 22 países.

 

O Repórter Brasil é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h, em rede, nas Rádios EBC.



Criado em 23/10/2015 - 12:26 e atualizado em 23/10/2015 - 10:23