Governadores de 19 estados e do Distrito Federal, além de cinco vices, vieram à Brasília defender a derrubada de veto ao projeto de repatriação.
Eles participaram nessa segunda-feira (1º) do segundo encontro do Fórum Permanente dos Governadores, realizado em Brasília.
Em janeiro a presidenta Dilma Rousseff sancionou o projeto de lei que regulariza, mediante pagamento de imposto e de multa reduzida, recursos mantidos por brasileiros no exterior sem declaração à Receita Federal.
A presidenta vetou o ponto que destinava o valor também para estados e municípios. O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, disse que os estados precisam do recurso.
Os governadores também pediram a aprovação da proposta de emenda à Constituição, que autoriza o uso de 40% dos recursos de depósitos judiciais no pagamento de precatórios, como defendeu o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Os chefes dos Executivos estaduais também se reuniram com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski para discutir os depósitos judiciais. Eles buscam soluções legais para o uso dos recursos depositados em juiz.
Confia outros destaques do Repórter Brasil desta terça-feira (2):
- OMS declara emergência em saúde pública por causa do Zika vírus
- E governo anuncia novas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti
- Ano legislativo será aberto hoje com pedido para aprovação da CPMF
- Balança comercial registra o melhor resultado para janeiro desde 2007
Saiba o que muda com lei que permite repatriação de dinheiro mantido no exterior
Ter conta no exterior não é crime, diz analista do Banco Central
Governo estimula que bens adquiridos no exterior sejam declarados