Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aumentam os casos de hanseníase no Amapá

Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde, dos 75 casos registrados neste ano, sete são crianças

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 20/10/2017 - 14:09

A hanseníase, popularmente conhecida como lepra, tem aumentado no Amapá. Desde outubro do ano passado, o aumento foi de 30%. O que mais preocupa as autoridades de saúde do Amapá é o aumento entre as crianças. Dos 75 casos registrados neste ano, sete são crianças.

Rosângela Gurgel, coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá atribui o aumento da incidência entre as crianças à falta de atenção aos sintomas.

Doença infectocontagiosa que lesiona os nervos e diminui a sensibilidade da pele, a hanseníase tem como principal sintoma o surgimento de manchas brancas ou vermelhas em áreas como mãos, pés e olhos.

A doença tem cura, mas exige tratamento prolongado para não gerar sequelas ou ser transmitida. O contágio acontece pelas vias aéreas superiores: nariz e boca. Ou seja, a bactéria pode passar por espirros, tosses e até por meio da fala. Todo o tratamento da hanseníase é gratuito e feito no Centro de Referência em Doenças Tropicais, em Macapá.

Ouça esse e outros assuntos no Repórter Nacional Amazônia


Criado em 20/10/2017 - 14:28

Mais do programa