Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mais de 5 mil eleitores da Amazônia Legal têm biometria duplicada

Em todo o país são 25 mil títulos eleitorais com coincidência biométrica, segundo o TSE

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 16/10/2017 - 09:20

Um balanço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral revela que mais de 25 mil títulos de eleitores estão envolvidos em casos de coincidência biométrica no Brasil. Destes, 5.105 foram registrados na Amazônia Legal. Os dados foram obtidos por meio de um sistema que analisou as digitais dos quase 65 milhões de eleitores já cadastrados em todo o país.

Segundo o TSE, Alagoas é o estado que apresenta mais coincidências biométricas: 3.028, sendo 2.957 duplicidades, quando a mesma pessoa possui dois registro eleitorais e 75 pluralidades, quando três títulos ou mais. No recorte amazônico, o Maranhão está em quinto lugar nesta lista com 1472 casos de duplicidade e 57 de pluralidades. O estado que menos apresenta coincidências biométricas no país é o Mato Grosso do Sul com 60 casos de duplicidade e nenhum de pluralidade. Em penúltimo lugar está Roraima, com 97 duplicidades e quatro pluralidades.

De acordo com o Tribunal, todos os tipos de coincidências biométricas são remetidas ao juiz eleitoral da jurisdição na qual o eleitor é cadastrado, para que seja feita a análise. Dependendo de cada caso, o magistrado pode determinar o cancelamento de uma ou de todas as inscrições eleitorais ou marcar a ocorrência como falso positivo, quando o sistema aponta duas pessoas distintas em uma coincidência das impressões digitais de apenas um ou dois dedos. Já no caso de identificação de fraude, será solicitada abertura de processo criminal.

 

Criado em 16/10/2017 - 09:21

Mais do programa