Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Amazonas amplia vacinação contra raiva humana

Fundação de Vigilância do Estado enviou mais 600 doses da vacina antirrábica para a região em comunidades que registraram mortes por raiva humana

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 06/12/2017 - 12:40

Cerca de 700 moradores das nove comunidades da Reserva Extrativista do Rio Unini, em Barcelos, no Amazonas, devem ser imunizados com vacina antirrábica humana nos próximos dias. A medida foi autorizada esta semana pelo Ministério da Saúde, em resposta à solicitação da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas.

Uma criança e um adolescente da mesma família morreram nos últimos 15 dias vítimas da raiva humana. Outro adolescente, irmão dos que faleceram, está internado em estado grave com o mesmo diagnóstico. Os três podem ter sido contaminados pelo vírus da raiva após serem mordidos por morcegos.

A Fundação de Vigilância do Estado do Amazonas enviou nesta terça-feira mais 600 doses da vacina antirrábica humana para a Secretaria de Saúde de Barcelos, totalizando 3.100 doses desde o início do surto na comunidade.

Segundo levantamento do órgão municipal, aproximadamente, 270 pessoas informaram que foram agredidas por morcegos nos últimos 12 meses. Estas pessoas já tomaram três doses da vacina e devem receber a última dose até o dia 13 de dezembro.

Nos moradores que não foram mordidos, será aplicada a vacinação de pré-exposição. A intenção é garantir 100% de cobertura. Além da imunização dos moradores da região, estão sendo reforçadas as ações de vacinação de animais domésticos, inclusive nas comunidades onde não há casos de agressão por morcegos. 

As equipes de saúde enfrentam dificuldades de acesso às comunidades da Reserva Extrativista do Rio Unini. A região só é acessível por meio de barcos, que no período de seca precisam transpor corredeiras e bancos de areia em trajetos de quase 12 horas. As ações são com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Outros destaques desta edição:

- Uma interrupção programada do fornecimento de água vai atingir dezenas de bairros de localidades de Manaus das dez da noite de hoje até às três da madrugada de amanhã.

- Relatório da Anistia Internacional aponta que de Janeiro à Agosto deste ano 58 defensores de Direitos Humanos foram mortos no Brasil.

 

Clique no player abaixo e ouça o Repórter Nacional - Amazônia.


 

Criado em 06/12/2017 - 14:51

Mais do programa