O município fica na região central do estado, cerca de 350 quilômetros da capital de São Luís. Promotores e policiais civis fizeram buscas na sede da prefeitura de Gonçalves Dias, na residência do secretário municipal de Administração, Ancleyson da Silva e Silva, e na moradia e no escritório de contabilidade administrado por Antônia Ancleya da Silva e Silva, irmã do secretário.
Foram apreendidos computadores, notebooks e documentos relacionados a licitações e contratações. Uma arma de fogo também foi encontrada durante as buscas.
O material apreendido será submetido a perícia. Quatro inquéritos civis apuram irregularidades em licitações realizadas este ano pelo Município. De acordo com o Ministério Público Estadual, as investigações apontam fraudes nos processos licitatórios, com a finalidade de desviar recursos públicos e direcionar contratações.
Clique no player abaixo e ouça o Repórter Nacional - Amazônia.
As irregularidades se caracterizam também pela criação de novas empresas ou favorecimento de firmas já constituídas, que se alternariam entre as licitações para que nenhuma saia sem firmar contrato com a prefeitura.
A ação, divulgada hoje (4)pelo Ministério Público do Maranhão, realizada na última quarta-feira. A prefeitura de Gonçalves Dias não retornou nosso contato.