Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto no Maranhão incentiva acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade social

Iniciativa consiste em cadastrar famílias para acolher crianças e adolescentes nessa condição

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 23/01/2018 - 07:40

O projeto Família Acolhedora, em São Luís, no Maranhão, cadastra famílias para que recebam em casa, temporariamente, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Andréia Lauande, secretária municipal da Criança e Assistência Social, explica os objetivos do projeto. "É uma modalidade em que nós primamos em retirar as crianças que chegam no acolhimento institucional para o acolhimento familiar para que, assim, elas possam estar mais perto de uma relação familiar de verdade", esclarece.

O Família Acolhedora se distingue de uma adoção pois é um acolhimento temporário, por um período de dois anos em média, podendo ser estendido. Mariana Almeida, coordenadora do projeto, explica como funciona o processo de seleção das famílias que podem participar do projeto: "nós fazemos uma visita e conversamos com todos os membros da família dessa pessoa, para que essa família tenha o perfil, de fato, para receber na sua casa uma criança ou um adolescente".

"No lugar de ela estar no abrigo, ela está numa casa de uma família previamente cadastrada, e acompanhada por nós", enfatiza Mariana. "Para que esta criança possa estar acolhida de fato, que possa ter convivência de um ambiente familiar. Para que ela possa perceber que aquele processo de violação que ela sofreu pode ser superado."

Quem estiver interessado em participar do projeto pode se dirigir à sede da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social, em São Luís.

Outros destaques do Repórter Nacional - Amazônia:

- Mais de 46 mil novos alunos deverão ingressar na rede municipal de ensino de Manaus

- Campanha em São Luís vai alertar que assédio durante o Carnaval é crime

Escute o programa completo:

Criado em 23/01/2018 - 09:03

Mais do programa