Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Município de Tucuruí registra três casos de doença de Chagas

A suspeita é que a doença tenha sido contraída pelo consumo do vinho de açaí contaminado pelo barbeiro, inseto vetor do mal de chagas

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 08/03/2018 - 15:40

Três pessoas da mesma família foram diagnosticadas com doença de Chagas no município de Tucuruí, no Pará. Segundo a Prefeitura da cidade, elas estão recebendo atendimento ambulatorial e medicamentos.

A suspeita é que a doença tenha sido contraída pelo consumo do vinho de açaí contaminado pelo barbeiro, inseto vetor do mal de Chagas.

Uma equipe da Vigilância Sanitária de Tucuruí esteve no local onde os pacientes adquiriram o produto e verificou que o estabelecimento já não funcionava mais.

Outros membros da família também consumiram o vinho do açaí e estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde. Eles fizeram os exames necessários e as amostras foram encaminhadas para o Lacen, Laboratório Central do Estado do Pará.

A prefeitura informou que será realizada nesta sexta-feira (9) uma reunião emergencial para intensificar as campanhas de conscientização das boas práticas no preparo do vinho de açaí e as inspeções nos estabelecimentos.

A doença de Chagas é infecciosa e causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, transmitido pelo barbeiro. A contaminação do açaí ocorre quando o produto é triturado junto com o inseto ou as fezes dele. Entre os principais sintomas estão problemas cardíacos, inchaço e febre. A doença pode levar à morte se não for tratada.

Também no Repórter Nacional - Amazônia:

- Pesquisa revela que 51% dos novos empreendimentos no Tocantins são comandados por mulheres

Ouça no player abaixo:

 

Criado em 08/03/2018 - 15:44

Mais do programa