Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nova ferramenta vai auxiliar na fiscalização em terras indígenas

Portal foi desenvolvido para orientar as ações da Funai e de órgãos que lidam com a questão ambiental

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 12/03/2018 - 14:23

A Fundação Nacional do Índio (Funai) criou uma ferramenta de fiscalização de ocorrências de desmatamento e degradação em terras indígenas.

O Portal do Centro de Monitoramento Remoto (Portal CMR) fornece dados públicos e de fontes oficiais que servem para pesquisadores acadêmicos, comunidades indígenas e público em geral.

Com um mapa interativo na internet, é possível buscar informações fornecidas por dois satélites.

O Portal foi desenvolvido para orientar as ações da Funai e de órgãos que lidam com a questão ambiental no controle e prevenção de atividades ilegais, como desmatamento, invasão de terras públicas e instalação de garimpos.

No mapa do Portal, dezesseis filtros exibem diferentes tipos informações que podem ser sobrepostas. São exibidas diversas modalidades de consultas como dados das 607 terras indígenas brasileiras, Amazônia Legal, biomas, unidades de conservação, assentamentos rurais, escritórios da Funai, entre outros.

Esportistas que fazem trilhas em áreas rurais ou em matas fechadas, por exemplo, podem utilizar o Portal CMR para visualizar na tela o trajeto feito em qualquer lugar do país.

Quem faz expedições pode utilizar a ferramenta para estimar áreas de polígonos e calcular a distância exata percorrida de um ponto para outro.

O programa pode ser utilizado também para construção de croquis de campo e de marcadores de coordenadas.

As informações podem ser vistas em cmr.funai.gov.br.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia na íntegra:

 

Criado em 12/03/2018 - 14:31

Mais do programa