Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Secretaria de Saúde descarta surto de meningite em São Luís

​A capital registrou duas mortes por causa da doença na última semana

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 05/03/2018 - 14:57

São Luís (MA) registrou duas mortes por meningite na última semana. A confirmação foi feita pela equipe médica dos hospitais, com base nos critérios de definição de casos suspeitos com presença de manchas vermelhas na pele.

No entanto, a Secretaria de Saúde do Maranhão descartou a existência de um surto da doença no município.

O governo ressaltou ainda que os hospitais, pertencentes à rede privada, não informaram os casos ao Serviço de Verificação de Óbito, o que impossibilitou a confirmação via exame laboratorial.

Familiares e demais pessoas que tiveram contato com as vítimas foram avaliados e receberam a medicação para a quimioprofilaxia, seguindo Protocolo do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde explicou em nota que mantém contato constante com as Coordenações de Vigilância Epidemiológica dos Municípios e Unidades Regionais de Saúde para o acompanhamento de registro de casos de doenças transmissíveis.

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.

Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença.

Ouça a edição completa do Repórter Nacional - Amazônia no player abaixo:

 

Confira também nesta edição:

  • Começa hoje no Amazonas programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose;
  • Pesquisador encontra flores pré-históricas que mudam a forma como se entendia a evolução da região do Vale do Parnaíba, em Maranhão;
  • Em Roraima: Começa o período de defeso, conhecido também como Piracema.

 

Tags:  Meningite

Criado em 05/03/2018 - 15:00

Mais do programa