Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Prefeitura de Palmas vai coletar sangue de cães para controle da leishmaniose

A Secretaria de Saúde de Palmas inicia nesta quinta-feira (17) uma ação de coleta de sangue canino para controle da leishmaniose visceral

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 17/05/2018 - 07:40

O Inquérito Sorológico Canino vai ser desenvolvido de maio a novembro deste ano, nas áreas classificadas como de transmissão intensa, moderada e esporádica para a eishmaniose visceral.

Agentes da Unidade de Vigilância e Centro de Controle de Zoonoses vão percorrer as quadras da Capital para coletar os dados dos animais, para identificação de cães contaminados. A ação terá início na região dos Aurenys e Santa Bárbara.

De acordo com a prefeitura, o inquérito é realizado anualmente e consiste na coleta de sangue de todos os cães de quadras onde houve transmissão de casos humanos de leishmaniose visceral. Já nas quadras onde não foi identificada a doença, ocorre a investigação de 50% dos cães da localidade.

A leishmaniose visceral ou calazar é uma zoonose causada por um protozoário. É transmitida pela picada do mosquito palha, que se infecta ao sugar o homem ou cão infectado. É uma doença infecciosa crônica e apresenta sintomas como febre de longa duração, perda de peso, estado de debilidade progressivo e pode levar o paciente a óbito, se não houver tratamento específico.

O município de Palmas é classificado como área de transmissão intensa da doença.

Ouça também no Repórter Nacional - Amazônia:

- Operação em Mato Grosso desarticula grilagem na terra indígena Urubu Branco

Criado em 17/05/2018 - 11:17

Mais do programa