A Polícia Rodoviária Federal informou que logo que a BR-174 foi interditada, nessa quinta-feira (19), iniciou as negociações com os moradores que protestavam contra a presença de venezuelanos em Pacaraima. Os manifestantes alegavam que a cidade está superlotada.
De acordo com o governo federal, entre 2017 e 2018, quase 130 mil venezuelanos entraram no Brasil pela fronteira de Pacaraima. Destes, cerca de 60 mil ficaram no país.
A interdição ocorreu dentro da cidade de Pacaraima, na altura do km 714. O município roraimense faz fronteira com a Venezuela e é a principal porta de entrada dos imigrantes do país vizinho no Brasil.
De acordo com a PRF, cerca de cem pessoas participaram do protesto.
A manifestação ocorreu durante a visita do Ministro da Justiça, Torquato Jardim. Ele foi a Pacaraima para verificar o andamento do processo de acolhimento e regularização dos migrantes venezuelanos.
Torquato Jardim visitou o Centro Pastoral para Migrantes, onde crianças venezuelanas recebem assistência social, e o abrigo Janokoida, que recebe indígenas da etnia Warao.
A comitiva, que também tinha representantes da Casa Civil da Presidência da República e dos ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social e Defesa, verificou, ainda, as obras em andamento do Abrigo BV 8, da Operação Acolhida.
Torquato destacou que o Governo Federal busca atender os compromissos internacionais do Brasil na área de direitos humanos e as medidas emergenciais de caráter humanitário para assistência e proteção dessa população, inclusive com a destinação de recursos para financiamento de ações.
Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (7h20) desta sexta-feira (20):
Também foi destaque nesta edição:
- Justiça federal do Amazonas determina a retirada do nome de pessoas vivas de bens públicos, em Manaus