O Acre ocupa a segunda posição no ranking de estados mais violentos do país. O aumento de homicídios dolosos - quando há a intenção de matar - foi recorde em 2017, com 502 vítimas. Um crescimento de 147% em comparação com o ano de 2014.
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Fórum Brasileiro de Segurança. O mapa da violência foi construído com informações referentes aos anos de 2014 e 2017.
Outros fatores alarmantes sobre o estado do Acre são o crescimento do número de roubos no estado, que chegou a 85% entre os anos de 2014 e 2017 e o constante aumento da participação de jovens nas práticas criminosas, como vítimas ou como autores.
No Amapá, as mortes intencionais cresceram 59%. O sexto estado mais violento do país é também um dos que mais sofre com morte de policias. Desde 2014, o Amapá registrou duas mortes de policiais, sendo uma ano passado enquanto o agente estava fora de serviço.
O Pará também figura entre os mais violentos do Brasil, ocupando a oitava posição.
Na contramão da violência, os estados de Roraima e do Maranhão ocupam a décima e a décima primeira posições no ranking dos menos violentos. O cálculo para classificar os estados por índice de violência foi baseado na da taxa de mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes.
Ouça o Repórter Nacional da Amazônia: