O projeto Educação Conectada - Implementação e Uso de Tecnologias Digitais vai beneficiar 76 escolas da rede estadual e municipal das cidades de Araguaina e Gurupi.
Representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) estiveram no Tocantins para falar sobre a implantação do projeto.
Durante o encontro a diretora presidente do Cieb, Lúcia Dalanhelo, explicou que a entidade vai apoiar os municípios na construção dos projetos.
"Para que estruturem os seus projetos e contemplem uma visão bem clara do porquê que vai usar a tecnologia. Uma formação dos professores para fazer uso pedagógico dessa tecnologia, os materiais e os recursos educacionais e a infraestrutura nas escolas que possa realmente tornar realidade esse uso", afirma Lúcia Dalanhelo.
A representante do departamento de educação do BNDES, Ana Cristina Maia, destacou que esse contato foi importante para que Tocantins e os parceiros conhecessem a realidade de cada escola e apontasse as demandas.
"Quais são as oportunidades e as dificuldades. Como os professores vão enxergar a tecnologia. Como os alunos vão se beneficiar. Como a gente pode melhorar o processo de ensino e de aprendizagem com o uso da tecnologia", ressalta Ana Cristina.
Os mais de R$ 3 milhões serão investidos na formação de professores qualificados em tecnologias da informação e em comunicação educacional, na aquisição de equipamentos de informática, no desenvolvimento de robótica nas escolas e em conteúdos pedagógicos.
O Tocantins foi o único estado da Região Norte do Brasil selecionado para receber recursos do projeto.
Ouça outros destaques do Repórter Nacional - Amazônia: